A criação da modalidade MEI (Microempreendedor Individual) abriu as portas para que diversos empreendedores autônomos legalizassem seus negócios. Obviamente, para retirar todos esses empreendedores da informalidade, o MEI teve que ser bastante atrativo. Isto é, com os benefícios do MEI e a facilidade nos procedimentos de constituição e encerramento deste tipo de negócio, foi possível “conquistar” os empreendedores e trazê-lo para a formalidade.
Sendo assim, neste post iremos apresentar os benefícios do MEI, com vistas a incentivar os empreendedores de plantão a olhar o MEI com outros olhos. Com isso, eles também poderão gozar dos benefícios de MEI e legalizar seus negócios.
Benefícios do MEI: Quais são?
Em uma pesquisa feita pelo Sebrae, alguns microempreendedores individuais (MEIs) foram questionados acerca dos motivos que os levaram a realizar a formalização do MEI. Do total de pessoas que participaram da pesquisa, quase 80% apontaram as vantagens e benefícios do MEI como suas motivações principais.
Em contrapartida, pouco mais de 20% apontou como motivação para a formalização do MEI o acesso a benefícios previdenciários. Portanto, de certa forma, podemos dizer que 100% dos MEIs regularizam seus negócios por conta dos benefícios que tal modalidade garante. E que benefícios são esses?
Em primeiro lugar, a possibilidade de realizar um procedimento de abertura de empresa sem sofrer com muita burocracia é uma atrativo que merece destaque. Afinal, quase todos os procedimentos podem ser feitos de forma online e, após o preenchimento das informações, é possível obter o CNPJ na hora!
Em segundo lugar, a carga tributária é menor e centralizada em uma única guia de pagamento. Dentre os benefícios do MEI, a isenção de impostos federais e o pagamento de valores simbólicos a título de ISS e ICMS, são atrativos que merecem ser ressaltados.
Em terceiro lugar, o acesso a benefícios previdenciários torna os benefícios do MEI ainda mais atrativos. Afinal, com o MEI é possível obter a aposentadoria por idade ou invalidez, receber auxílio-doença e salário-maternidade. Aliás, para aqueles que desejam obter a aposentadoria por tempo de contribuição, bastará realizar o complemento do INSS.
E mais…
Dentre os benefícios do MEI, também podemos citar a maior facilidade na obtenção de créditos e financiamentos. Afinal, muitos bancos oferecem linhas de crédito especiais para esse público.
Aliás, por esse motivo, embora a não obrigatoriedade da escrituração contábil e fiscal também ser um benefício, é muito importante manter suas informações financeiras devidamente organizadas e realizar suas declarações anuais de forma correta. Com isso, o acesso a linhas de crédito menos onerosas será ainda mais fácil…
Então, vamos abrir um MEI?
Conforme pôde notar, os benefícios do MEI são muitos e realmente valem a pena. Além disso, ter a tranquilidade de saber que ser negócio está devidamente regularizado é algo sem preço. Sendo assim, esperamos que tenha conseguidos obter as informações necessárias para fundamentar melhor a sua decisão de se tornar um MEI. Obviamente, se precisar de alguma ajuda ao longo do processo, não deixe de falar conosco… Certamente teremos soluções interessantíssimas para você!