A Formação do Preço de Venda é uma tarefa crucial para qualquer empreendedor. Afinal, é nesse momento que ele define o valor dos seus produtos e serviços, o seu nível de competitividade no mercado, a classe dos clientes e muito mais. Obviamente, encontrar o preço certo demanda tempo e muitas “continhas”, mas a tarefa não chega a ser tão complicada, se for bem orientada.
Assim, para facilitar ainda mais a sua vida, no que diz respeito à formação do preço de venda, resolvemos criar uma pequena lista com erros que você, enquanto empresário(a), não poderá cometer de forma alguma. Desse modo, você irá realizar essa tarefa tão importante de um modo ainda mais eficiente. Vamos começar?
Por que dar tanta atenção à Formação do Preço de Venda?
Bem, como já havíamos citado, definir o preço dos produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio é (ou deveria ser) um dos pontos mais importantes de toda a estratégia de uma empresa.
Por conta disso, a formação do preço de venda deve levar em consideração outros setores da empresa e “conversar” com as estratégias de marketing, com os setores de produção, os operacionais, o financeiro, etc. Somente assim será possível garantir que o preço escolhido para determinado produto ou serviço seja o mais eficiente possível.
Então, podemos dizer que a real importância de pensar muito bem na formação do preço de venda é garantir que o seu produto ou serviço seja destinado ao público certo (pesquisa de marketing), terá recursos para ser produzido (produção e operação), terá os custos sobre controle (financeiro) e muito mais.
Isto é, definir um bom preço de venda é ter a certeza de que um produto ou serviço será um bom investimento, que pagará todos os custos inerentes a ele, registrará bons níveis de venda e ainda deixará uma boa margem de lucro. E isso tudo sem que, para o público-alvo, ele pareça caro, ou seja, o preço ainda deverá ser competitivo no mercado. Como não poderia deixar de ser, definir esse preço exige muitos cuidados, já que são diversos aspectos a considerar. De qualquer modo, o ideal é que você não cometa os erros que apresentaremos a seguir…
Erros Imperdoáveis na Formação do Preço de Venda.
Ok, agora que já sabemos a importância de planejar muito bem a Formação do Preço de Venda, podemos começar a trabalhar. Como se trata de uma tarefa com muitas nuances, nos limitamos a estipular aqui alguns dos erros mais básicos do processo. Logo, não deixe de acompanhar para evitar cair nessas “armadilhas”…
Observar apenas o custo do produto ou serviço
Realizar a formação do preço de venda com base no seu custo pode levar o seu preço a ficar ou muito alto ou muito baixo dentro de certo mercado. Essa situação pode gerar desconfiança entre os seus consumidores. Desse modo, o ideal é dar uma boa olhada nos preços praticados pelo mercado e construir uma série de argumentos sólidos para justificar o seu preço.
Definir o seu preço com base na competição
Esse é um erro primário que acontece com uma frequência assustadora. Pois é! Definir o seu preço de venda apenas com base no preço dos concorrentes é um verdadeiro “tiro no pé”. Afinal, você conhece o preço do seu concorrente, mas não sabe como ele opera, qual é a estrutura de custos dele, etc. O preço do concorrente deve ser levado em consideração na Formação do Preço de Venda, mas não pode ser o único aspecto definidor do preço, já que a sua empresa tem suas particularidades.
Deixar o cliente “barganhar” o preço
Existem negócios que permitem que o cliente faça as negociações do preço. Nesses casos, o vendedor vai concedendo descontos apenas para fechar a venda. Para evitar esse problema, é necessário ter uma noção do preço mais baixo que se pode chegar e negociar as vendas de uma forma que, mesmo com o desconto, elas possam ser vantajosas para a empresa.
Não considerar os custos financeiros
Para realizar recebimentos e vendas parceladas, as empresas costumam fazer uso de serviços financeiros. Esses serviços têm seus esquemas de custo e uma série de taxas para adiantar recebíveis, fazer parcelamentos, vendas, etc. Não considerar esses custos na formação do preço de venda pode ser um grande desperdício de dinheiro. Assim sendo, saiba como o seu “parceiro” funciona e como é a estrutura de custos do serviço que ele oferece.
Não considerar os impostos
Para encerrar, não poderíamos deixar de falar dos impostos. Em muitos casos, os empresários e empresárias até consideram os impostos, mas inserem os percentuais em bases de cálculo equivocadas, gerando uma grande diferença nos custos. Para não cometer esse erro, o ideal é encontrar um contador de confiança que lhe apresente todos os impostos inerentes às suas operações e a forma como todos eles são calculados, assim você não terá problemas.
Quer ajuda com a Formação do Preço de Venda?
Nesse post, apresentamos alguns erros comuns que acontecem durante a formação do preço de venda. Sim, é necessário pensar em diversos aspectos e a situação pode ficar um tanto quanto complicada. Por isso, caso você não tenha domínio sobre essa área, o ideal é encontrar profissionais que estejam dispostos a lhe ajudar nesse sentido.
Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas informações para nortear suas ideias, planos de negócios… E claro, caso você não saiba trabalhar de forma eficiente na formação do preço de venda, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição para lhe ajudar. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!