5 Dicas para administrar um restaurante que você não pode perder!
12 / novembro / 2018 - 09:48
Aqueles que procuram por dicas para administrar um restaurante sabem muito bem o quanto essa tarefa pode ser complicada. Afinal, negócios como restaurantes, lanchonetes, pizzarias e afins, são marcado por um ambiente altamente dinâmico e repleto de elementos que demandam muita atenção. Não à toa, a procura por novas dicas para administrar um restaurante está sempre sendo feita.
Sabendo disso, a Doria Contabilidade, como uma especialista nesse segmento, resolveu apresentar 5 incríveis dicas para administrar um restaurante. Com isso, você poderá melhorar os resultados do seu negócio e evitar alguns erros que podem prejudicá-lo. Sendo assim, não deixe de conferir até o fim.
Dicas para administrar um restaurante, pizzaria, lanchonete e afins
Como dissemos, o segmento dos restaurantes, pizzarias, lanchonetes e afins é marcado por muito dinamismo e diversas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Pense bem, existe o aspecto financeiro, o operacional, os estoques, a mão de obra, a infraestrutura, enfim, é tanta coisa que, muitas vezes, o(a) empresário(a) se vê perdido. Pior ainda, em muitos casos o(a) empresário(a) é também o(a) Chef.
Por todos esses motivos (e muitos outros) a busca por dicas para administrar um restaurante acabou se tornando muito comum. Aliás, como dica extra, jamais negligencie a necessidade de contar com bons parceiros de negócios e, nesse caso, estamos falando de um contador engajado com o seu sucesso. Com tanta coisa na cabeça, um profissional dessa classe pode realmente fazer a diferença. E claro, quando esse profissional já possui experiência no seu ramo, melhor ainda, não? Vamos às dicas!
Dicas para administrar um restaurante: Capacite seus colaboradores
Conforme já destacamos, o segmento dos negócios gastronômicos demanda que os administradores superem inúmeros desafios em diversas frentes. Assim sendo, nada mais inteligente do que segregar as funções e delegar todas as tarefas de uma forma eficiente.
Obviamente, para alcançar os melhores resultados, capacitar o seu material humano é mais do que necessário. Para ilustrar, imagine aqueles administradores que também são os chefes dos seus negócios. Para evitar problemas maiores ou o acúmulo de funções, a contratação de um novo chefe ou novo gerente pode ser uma grande solução. Assim, bastará prepará-los, através da capacitação, para que eles possam cumprir as funções da forma que você deseja. A união faz a força, não se esqueça.
Dicas para administrar um restaurante: aposte na tecnologia
No mundo de hoje, as opções tecnológicas para a gestão de negócios são muitas. Não à toa, em todas as dicas para administrar um restaurante será possível encontrar menções a softwares especializados em controles financeiros e controles de estoque para esses segmentos.
Dessa maneira, uma das melhores dicas para administrar um restaurante é fazer investimentos em tecnologias que ajudem a melhorar os controles em diversas áreas do seu negócio ou sistemas capazes de agilizar processos operacionais. Sem dúvidas, em pouco tempo, seus esforços para administrar um restaurante serão reduzidos de forma considerável.
Dicas para administrar um restaurante: conheça seus custos
Conhecer os custos e como eles se comportam é uma das mais eficientes dicas para administrar um restaurante. Diante do dinamismo do segmento, saber controlar os custos pode ser um ponto de partida perfeito para estabelecer controles financeiros adequados e começar a impulsionar os resultados do seu negócio.
Além do mais, conhecendo os custos, o processo de precificação pode ficar muito mais fácil e coerente, já que, com uma estrutura de custos bem definida, é possível estabelecer uma série de parâmetros financeiros e metas a serem alcançadas.
Dicas para administrar um restaurante: fichas técnicas na cozinha
Caminhando lado a lado com as dicas para controlar os custos, o ato de colocar fichas técnicas na cozinha pode representar o alcance de resultados muito positivos. Com essa fichas, é possível estipular a forma como cada prato deve ser elaborado. Assim, além de estabelecer um padrão de qualidade para os pratos, é possível definir a quantidade exata de ingredientes a serem utilizados.
Dentre as muitas dicas para administrar um restaurante a utilização dessas fichas pode ser ideal para os administradores que também são os chefs em seus restaurantes, pois é possível definir as diretrizes que deverão se seguidas por todos os colaboradores.
Dicas para administrar um restaurante: comunique-se
Se há uma coisa que pode levar qualquer empresa à ruína é a falta de comunicação. Pois é! Curiosamente e, infelizmente, muitos(as) empresários(as), especialmente os(as) donos(as) de empresas de menor porte, tendem a acumular informações para si, por motivos extremamente incoerentes com os objetivos do negócio.
Pense bem, não adianta, por exemplo, procurar por dicas pra administrar um restaurante, fazer uso delas, mas não comunicar aos colaboradores como tudo será feito ou as regras e diretrizes que eles deverão seguir. Ademais, é bom sempre lembrar que comunicar aos colaboradores, de forma clara, todos os pequenos e grandes objetivos é uma forma de garantir que eles se sintam motivados e engajados com a promessa de grandes resultados.
Quer mais dicas para administrar um restaurante?
Conforme pôde perceber, com essas nossas dicas para administrar um restaurante já é possível melhorar os seus processos de diferentes modos. Sendo assim, não deixe de avaliar o seu negócio a fim de verificar como essas ideias podem ser adequadas às suas necessidades.
Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas dicas para nortear suas ideias e planos de negócios. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador que ofereça outras dicas para administrar um restaurante, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!