Quando falamos em Ponto de Equilíbrio no mundo dos negócios, estamos abordando um assunto que, para muitas empresas, é um sonho a ser alcançado. Afinal, alcançar o ponto de equilíbrio significa que um negócio possui uma saúde financeira estável e, consequentemente, quer dizer que a empresa segue por um bom caminho.
Mesmo tendo esse objetivo em mente, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os conceitos que compõem essa ideia de Ponto de Equilíbrio. Diante disso, resolvemos reunir aqui uma série de informações relacionadas ao assunto. Com isso, você não terá mais dúvidas e ainda ficará mais perto de alcançar esse objetivo junto com o seu negócio. Vamos começar?
Para começar, vamos entender o Ponto de Equilíbrio
Por definição, um ponto de equilíbrio é um nível estável. Dentro do mundo dos negócios, esse ponto representa um perfeito equilíbrio entre os gastos e os ganhos de uma empresa. Isto é, podemos dizer que o ponto de equilíbrio é um indicador que representa o nível de segurança de um empreendimento, sua estabilidade e uma base para projeções de vendas e lucro. Não à toa, o ponto de equilíbrio é um dos objetivos de uma empresa.
De modo geral, uma empresa sempre deseja alcançar o ponto de equilíbrio rapidamente (em determinado período), pois isso significa que, depois de ter alcançado esse ponto é que os lucros começam a surgir. Por exemplo, caso o seu ponto de equilíbrio para o mês seja alcançado em cinco dias, isso significa que os outros dias do mês serão dias em que os lucros começarão a entrar!
Mas como atingir o ponto de equilíbrio?
Bem, se o objetivo de atingir o ponto de equilíbrio fosse simples, ele deixaria de ser um sonho de muitas empresas, já que se tornaria algo banal. Isto é, para alcançar esse sonho é necessário realizar uma série de tarefas e ter um conhecimento profundo de como a sua empresa opera.
Para começar, é necessário “arrumar a casa”, ou seja, organizar a sua empresa de uma forma perfeita. Você deverá conhecer todos os aspectos do seu negócio, todos os custos inerentes aos processos, as suas despesas fixas, o seu preço de venda, etc.
Com tudo devidamente organizado, é necessário dar início a um planejamento financeiro completo. Você deverá realizar o levantamento de todos os custos de manutenção da empresa ao longo de determinado período. Aliás, é necessário incluir os custos inerentes às vendas também.
Após todo esse levantamento, você poderá ter uma visão perfeita de tudo que a sua empresa precisa fazer para, pelo menos, cobrir os custos de manutenção. Esse será o seu ponto de equilíbrio. Por exemplo, se a sua empresa tem um total de custos na casa dos R$ 10 mil, será necessário ter R$ 10 mil de receita para pagar isso, correto? Resumindo, o ponto de equilíbrio é essa “estaca zero” na qual você diz: “a partir de agora, o que vem é lucro”.
E quais são as complicações ao longo do processo?
Como pôde notar, a ideia básica do Ponto de Equilíbrio é bem fácil de ser entendida. Entretanto, é necessário tomar cuidado, pois existem algumas nuances dentro desse assunto que podem surpreender muita gente. Sendo assim, acompanhe alguns erros que são cometidos de forma bem frequente pelos empresários e empresárias…
Achar que fazer o maior número de vendas possível é o ideal…
Pode parecer estranho, mas, nem sempre, a frase “quanto mais vendermos, melhor será” é verdadeira. Essa situação deve ser olhada com cuidado, já que uma empresa tem um limite de vendas. Após esse limite ser alcançado, é possível que novos custos (não considerados) surjam e isso pode causar um grande buraco nos orçamentos. Para evitar esse erro, o planejamento será essencial.
Não ter paciência
Isso costuma acontecer com os empreendedores iniciantes. Na pressa de fazer seus negócios darem certo, eles começam a “atropelar” certas etapas e é nessas ações que o perigo reside. Diante disso, o importante é ter a noção de que, na maioria das vezes, um negócio não irá gerar lucro logo nos primeiros momentos. Até mesmo o objetivo de atingir o ponto de equilíbrio pode não ser alcançado em determinados períodos. Logo, é importante ter paciência e confiar em um planejamento (que deve ter sido muito bem feito).
Não considerar os piores cenários
Uma empresa é um organismo que “sai para a vida” em um ambiente cheio de alternâncias. Dessa forma, ao entrar em qualquer mercado, é necessário saber que haverão situações boas e ruins. Assim, durante o seu planejamento, é muito importante considerar o maior número de possibilidades, pois diante de alguns problemas, o ponto de equilíbrio poderá ficar mais difícil de ser alcançado. E lembre-se de sempre de manter algumas reservas, ok?
Vamos chegar no seu Ponto de Equilíbrio?
Neste post, apresentamos o conceito de Ponto de Equilíbrio e algumas dicas para lhe ajudar a chegar lá com a sua empresa. Como pôde notar, trata-se de um processo simples, mas que exige muito planejamento e, sempre que possível, o apoio de um contador experiente.
Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas informações para nortear suas ideias, planos de negócios… E claro, caso você não tenha conseguido encontrar o Ponto de Equilíbrio do seu negócio, sugerimos que não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição para lhe ajudar. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas supereficientes. Até a próxima!