Pesquisa de Marketing: Saiba como e porque você deve fazê-la!

10 / dezembro / 2018 - 10:33

Pesquisa de Marketing: Saiba como e porque você deve fazê-la!

Através de uma pesquisa de marketing bem feita, um negócio pode obter poderosos insights que, sem dúvidas, irão reverberar nos seus resultados. Bem, seja para uma ideia que ainda não foi tirada do papel ou para uma empresa que deseja atingir novos patamares, essa pesquisa será essencial para ajudar a direcionar os esforços em prol de um objetivo muito bem definido.

Como sempre, a Doria Contabilidade, pensando em favorecer os empreendedores e empresários do país, resolveu elencar neste post algumas informações importantes para elaborar uma excelente pesquisa de marketing. Afinal, o ano de 2019 está chegando e nada melhor do que aproveitar a motivação da “virada” para começar a correr atrás do sonho de empreender, não acha? Então, não deixe de conferir até o fim. Vamos começar?

O que é uma pesquisa de marketing?

De forma geral, uma pesquisa de marketing é a forma ideal para coletar informações sobre mercados, públicos-alvo, produtos, serviços, etc. Essa pesquisa pode ser feita por qualquer empresa e, felizmente, com o apoio da internet e de algumas ferramentas tecnológicas, tudo fica bem mais fácil.

Ademais, é bom lembrar que, para quem está começando, a pesquisa de marketing é uma parte essencial de um plano de negócios. Afinal, pense bem: você está elaborando o seu plano e acredita que possui um produto ou serviço revolucionário que irá vender como água no deserto.

Mas, veja bem: você acredita que a sua ideia vai vender. Com uma boa pesquisa de marketing, é possível acumular uma série de dados que, quando forem transformados em informações, poderão lhe dar um vislumbre dos resultados. Com isso, o “eu acredito” poderá se transformar em um “eu vou vender”, com uma base bem fundamentada e com um bom índice de probabilidade.

Enfim, uma pesquisa de marketing é uma peça que pode assumir diversas formas. No entanto, ela sempre terá os mesmos objetivos, obter informações acerca do seu mercado, do seu público, das possibilidades, oportunidades, etc. Lembre-se bem: sua ideia pode ser a melhor do mundo, mas é necessário ter alguém para comprá-la e é através de uma pesquisa que se consegue coletar informações que tornem esse plano viável.

Por que fazer uma pesquisa de marketing?

Quando paramos para elencar todos os benefícios que uma pesquisa de marketing pode trazer para um negócio, conseguimos criar um extensa lista de itens. Pois é! Além da geração de dados cruciais para direcionar o seu negócio em busca das melhores oportunidades, uma boa pesquisa tem outros atrativos.

Para começar, para os negócios que estão iniciando e para os que já estão na ativa, a pesquisa, quando bem feita, pode gerar enorme autoridade para a sua empresa no mercado. Nesse caso, tente se colocar no lugar de um cliente. Imagine que você fez uma pesquisa na qual uma empresa lhe fez perguntas importantes com o objetivo claro de garantir a sua satisfação. Em um futuro próximo, você percebe que a empresa utilizou o seu feedback e realmente lhe proporcionou uma experiência melhor. O que você sentiria em relação a essa empresa?

Essa empresa criou uma relação com você e se posicionou como uma autoridade que, além de oferecer um excelente produto, está visivelmente preocupada em atender ás necessidades dos clientes. Aliás, a pesquisa de marketing deve partir desse princípio: coloque-se na condição de cliente dos seus próprios produtos e serviços e pergunte a si mesmo sobre tudo o que atenderia às suas necessidades.

No fim das contas, todos os dados coletados, quando bem tratados e convertidos em informações aplicáveis, poderão reverberar de uma forma muito positiva nos seus resultados.

Como fazer uma pesquisa de marketing?

Não! A Doria Contabilidade não é uma expert em marketing. Longe disso, nós somos experts em negócios e em contabilidade. Por isso, sabemos que uma boa pesquisa de marketing é capaz de trazer grandes resultados para uma empresa.

Mesmo assim, como já dissemos, a internet e algumas ferramentas tecnológicas são excelentes para ajudar os empreendedores nesse quesito. Com uma pequena pesquisa na internet, é possível encontrar sites que ajudam na elaboração de questionários interativos, as redes sociais também podem ser uma boa fontes de informações, conversas com os clientes, etc.

Conforme irá notar, a pesquisa de marketing pode assumir qualquer forma, desde que você jamais se esqueça de que a intenção é coletar dados relevantes para o seu negócio. Ademais, hoje em dia não faltam profissionais capazes de lhe ajudar a criar toda a infraestrutura para uma boa pesquisa. E mais, certos mecanismos são gratuitos, o que pode ser uma excelente opção para quem está apenas começando a esboçar um plano.

De qualquer forma, o ideal é sempre ter em mente que um negócio tem mais chances de ser bem sucedido, se ele tiver uma boa noção do mercado, das oportunidades, da concorrência e, é claro, dos públicos-alvo. Portanto, não deixe de incluir uma dessas pesquisas em seu plano de negócios.

Vá fazer sua pesquisa de marketing!

Neste post, fizemos o possível para explicar o que é uma pesquisa de marketing e como ela pode impactar de forma positiva no seu negócio. Como não somos experts nesse assunto, mantivemos nosso foco na exposição de toda a importância dessa pesquisa na elaboração de um plano de negócios. Com isso, você já terá uma boa série de diretrizes para começar a esboçar o seu negócio.

Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas dicas para nortear suas ideias e planos de negócios. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador para lhe criar um plano de negócios com base em uma excelente pesquisa de marketing, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!

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