Neste ano, a Doria Contabilidade promoveu uma pesquisa com diversos empreendedores com o intuito de descobrir o que eles esperam de um serviço contábil. Curiosamente, a frase “desejo um contador de confiança” foi uma das mais repetidas nas respostas. E claro, tudo isso é justificável. Afinal, é necessário ter um parceiro de negócios confiável para poder ter a garantia de que um negócio fique dentro das normas e pronto para o sucesso, não é mesmo?
Sabendo disso, resolvemos utilizar os resultados da nossa pesquisa para lhe apresentar um guia perfeito para escolher um contador de confiança. Com isso, você poderá começar o ano de 2019 com um novo negócio ou com um novo e excelente contador para mudar o rumo da sua empresa. Vamos começar?
O que define um contador de confiança?
Para começar, um contador de confiança é aquele que exibe as devidas certificações para exercer a profissão. Aliás, é bom lembrar que o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) através dos Conselhos Regionais (CRCs) submete todos os contadores ao exame de suficiência. Isto é, assim como a OAB, os contadores devem passar por um teste para estar aptos a exercer a profissão.
No entanto, embora a carteira profissional seja algo válido para constatar a confiabilidade do contador, existem alguns pontos que podem ajudar a aumentar a sua paz de espírito. Por exemplo, o que seria melhor para o seu negócio: um contador devidamente certificado ou um contador devidamente certificado que, de forma adicional, apresenta uma série de outras certificações e expertises?
E claro, um contador de confiança também pode ser qualificado pela experiência, pelos anos no mercado e pela quantidade de clientes. E mais, o contador que é recomendado pelos clientes é alguém que já provou seu valor. Não à toa, nossa pesquisa indicou que as pessoas que estão à procura de um contador costumam se basear em recomendações e indicações de amigos ou parceiros de negócios. Pois é! Como dizem, quem confia recomenda!
Pontos adicionais que um contador de confiança deve apresentar
Agora que você já sabe que um contador de confiança deve ostentar certificações, anos de experiência e gozar de boa reputação com os clientes, podemos começar a falar sobre alguns pontos adicionais. Pense bem, o seu contador pode até ser confiável, mas será que ele está pronto para contribuir ao máximo com a sua empresa? Então, nesse caso, comecemos falando sobre o valor que um contador de confiança deve agregar aos negócios.
Como costumamos dizer, um contador é um parceiro de negócios e, por esse motivo, ele deve estar pronto para favorecer as empresas muito além do mero cumprimento de obrigações fiscais e normas legais. Dentre os pontos de destaque em nossa pesquisa, os empreendedores alegaram que o contador deve ajudar no processo de tomada de decisão e apresentar soluções para os mais diversos problemas.
Para tanto, se faz necessário procurar por um contador realmente engajado com o seu negócio e com opções para lhe entregar um acompanhamento próximo e personalizado. Felizmente, nos dias de hoje, a internet permite que, mesmo à distância, exista uma proximidade. Aqui na Doria Contabilidade, por exemplo, estamos sempre realizando consultorias através do Skype, Whatsapp, etc.
Desse modo, nós garantimos que nossos parceiros estejam sempre respaldados e possam recorrer ao nosso apoio de forma rápida e eficiente. Enfim, isso quer dizer que um contador de confiança também é aquele que está lá para ajudar, sempre que o seu parceiro precisa.
E as tecnologias? São importantes?
Sim! A tecnologia é um fator muito importante na escolha do seu contador. Por esse motivo, não faltam guias que colocam esse aspecto como um dos pontos mais importantes a serem verificados durante o processo decisório. Veja bem: o mundo de hoje está cada vez mais dinâmico. Ademais, o governo está cada vez mais digital. Isso acaba fazendo com que os contadores “desatualizados” acabem perdendo eficiência.
Dessa maneira, durante a escolha do seu contador de confiança, procure por profissionais que ofereçam soluções tecnológicas capazes de agilizar os processos de envio de documentos, os processos de comunicação, etc. Melhor ainda, procure por profissionais que façam com que a sua contabilidade esteja acessível o tempo todo e de uma forma extremamente descomplicada.
Com todas as informações “à mão”, fica muito mais fácil gerenciar um negócio, já que todas as decisões poderão tomar como base um conjunto de dados extremamente confiáveis.
Vamos encontrar o seu contador de confiança?
Neste post fizemos o possível para apresentar alguns aspectos que compõem a figura do contador de confiança. Conforme pôde notar, a escolha do profissional correto para lhe ajudar com o seu negócio pode influenciar os seus resultados de muitas formas. Portanto, tente considerar todas as alternativas e pontos importantes. Assim, se você estiver pensando em começar um negócio ou migrar a sua contabilidade, terá uma boa base para fazer a escolha certa.
Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas dicas para nortear suas ideias, planos de negócios e, claro, a escolha de um novo contador. Caso você tenha alguma dúvida sobre esse ou outros assuntos, ou precise de um contador de confiança para lhe ajudar a crescer de forma sustentável e longe dos problemas, não deixe de falar conosco. Estaremos à disposição. E não deixe também de compartilhar o post, nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nosso canal do Youtube para receber dicas super eficientes. Até a próxima!