Quando o prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda começa a apertar, começamos a ficar um tanto quanto apreensivos. Não é mesmo? Para aqueles que deixaram a elaboração da declaração para a última hora e resolveram fazer isso por conta própria, a apreensão é ainda maior. Contudo, a Doria Contabilidade vem respondendo algumas das perguntas mais comuns em uma série de posts sobre o Imposto de Renda. Sendo assim, nesse post falaremos sobre os gastos com educação, mais precisamente as despesas com a faculdade. Portanto, se você deseja descobrir como declarar faculdade no imposto de renda, esta é a sua chance…
Onde declarar faculdade no imposto de renda?
Mesmo que a sua intenção seja descobrir como declarar faculdade no imposto de renda, é bom saber que todos os gastos com educação devem ser lançados no mesmo local. Isto é, os gastos com educação devem ser lançados na aba “Pagamentos Efetuados”.
Contudo, antes de proceder aos lançamentos, tenha total consciência de que a Receita Federal possui a prerrogativa para solicitar todos os comprovantes dos gastos destinado à educação. Desse modo, é imperativo que você tenha em mãos todos os comprovantes e que os documentos possuam o nome, o CPF e o endereço do beneficiário, ou seja, o aluno.
Como fazer com os valores?
Ao acessar a aba “Pagamentos Efetuados”, você perceberá que o lançamento em si é bastante simples. Mesmo assim, fizemos um belo passo a passo para você:
- Na ficha “Pagamentos Efetuados”, clique em “Novo”;
- Insira o código correspondente a uma despesa com educação. Lembrando que os códigos podem ser:
- 01 – Instrução no Brasil;
- 02 – Instrução no exterior;
- Informe se a despesa corresponde aos gastos do titular, de um dependente ou de um alimentando;
- Informe os dados da Instituição de Ensino (com CNPJ);
- Informe todo o valor pago no ano correspondente;
- Informe a parcela não dedutível ou reembolsável e clique em OK;
- Cabe ressaltar que o limite atual para deduções é de R$ 3.375,83.
Conforme pôde perceber, trata-se de um lançamento bastante simples. Entretanto, ressaltamos novamente a necessidade de possuir todos os comprovantes de pagamento. Essa simples ação será suficiente para evitar uma boa série de possíveis problemas com a Receita Federal. Por fim, caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre como declarar faculdade no imposto de renda ou prefira deixar sua declaração com profissionais experiente, fale conosco. Ficaremos felizes em ajudar.